Este blog é um espaço destinado a psicopedagogos, pais, professores, pacientes, alunos e interessados na discussão e dicas de temas relacionados à aprendizagem.
Pp Caroline Amaral dos Santos

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Em casa

Quando um estudante mantém um bom ritmo de estudo, ele ganha tempo para dedicar-se a revisões, que, por conseqüência, serão mais fáceis. Com isto evita-se o excesso de tópicos a estudar acumulando-se.

Para uma revisão eficiente, pode-se:

1. Ler o conteúdo a ser estudado superficialmente para se familiarizar com o assunto e estabelecer uma visão geral.

2. Reler com muita atenção o conteúdo sublinhando as informações mais importantes.

3. Elaborar um pequeno questionário e/ou resumo do que foi lido ajuda a reter o assunto e a estabelecer o próprio entendimento do tema, além de ajudar a diagnosticar os pontos que eventualmente estejam obscuros após o estudo.

4. Fazer um "Mapa Mental" do capítulo (observando cores diferentes para as ramificações) também auxilia na memorização.

Nota: Mapa mental nada mais é do que um diagrama esquemático, no qual o estudante relaciona - no papel - os principais tópicos ou informações, de acordo com a ligação que existe entre eles, de modo a estabelecer uma visão geral sobre o assunto e memorizá-lo com maior facilidade. Depois de pronto o mapa mental costuma lembrar uma teia de aranha ou, dependendo do assunto, uma árvore com vários galhos.

5. Resolver exercícios relacionados ao tema. Exercícios nunca são demais: conseguir resolver um exercício significa ter conhecimento sobre o tema, e não conseguir resolvê-lo é um alerta para tirar dúvidas e aprimorar-se.

Materiais auxiliares:

Recomenda-se ter sempre um bom dicionário à mão.

Nos estudos de História e Geografia, ter um atlas pode ajudar muito.

Em exatas e genética, onde costumam aparecer muitas contas a fazer, sugerimos não usar a calculadora, pois no vestibular este auxílio é proibido, assim é importante acostumar-se a fazer as contas sozinho.

0 comentários:

Template by:

Free Blog Templates