Este blog é um espaço destinado a psicopedagogos, pais, professores, pacientes, alunos e interessados na discussão e dicas de temas relacionados à aprendizagem.
Pp Caroline Amaral dos Santos

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Brincar


O brincar é a forma mais simples e prazeirosa de aprender.



Sabemos que a aprendizagem se dá em vários momentos de nossas vidas, nas trocas com os outros e na interação com o meio onde se vive, e não só na fase escolar.

Não é raro encontrar pessoas que desvalorizam o trabalho pré-escolar, dizendo que a criança vai lá só para brincar, que gasta muito material e que não aprende nada. Na verdade quando uma criança está brincando, ela está aprendendo.

Através do brincar, a criança pode desenvolver varias habilidades que serão de total valia para sua aprendizagem escolar e para o resto de sua vida, como por exemplo, sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, seu raciocínio criativo e inteligência. Está comprovado que a criança que não tem grandes oportunidades de brincar e com quem os pais raramente brincam sofrem bloqueios e rupturas em seus processos mentais. Muitos pais acreditam que por não saber cuidar de seus brinquedos as crianças não devem manusear os "caros" e/ou "educativos", na maioria das vezes acabam escondendo os brinquedos para quando ela crescer.

Brincando, ela começa a entender como as coisas funcionam, aprende que existem regras que devem ser respeitadas, se quer ter amiguinhos para brincar e, principalmente, aprende a perder e a ver que o mundo não acaba por causa disso.
A escolha de jogos também é um grande dilema, inclusive para os pais. Mas na hora de comprar fique atento a duas dicas: faixa etária recomendada e se é testado pelo INMETRO.



0 comentários:

Template by:

Free Blog Templates