Este blog é um espaço destinado a psicopedagogos, pais, professores, pacientes, alunos e interessados na discussão e dicas de temas relacionados à aprendizagem.
Pp Caroline Amaral dos Santos

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como fazer meus estudos renderem mais?

Não existe uma fórmula para estudar. O segredo é conhecer seus limites e descobrir onde é preciso melhorar.

Como todo mundo sabe, não existe uma fórmula para estudar. Cada pessoa desenvolve um método de aprendizagem diferente: alguns se debruçam horas sobre os livros para compreender determinado conteúdo enquanto outros entendem a matéria em poucos minutos. E isso não é uma questão de inteligência, mas sim de facilidade em relacionar a matéria estudada com coisas que você já conhece e de utilizar os sentidos certos.

O segredo, portanto, é se conhecer. Você aprende melhor ouvindo o professor explicar do que estudando sozinho em casa? Tente estudar em voz alta, provavelmente a audição o ajuda a fixar matéria. Prefere ver os gráficos a ouvir a explicação? Então faça esquemas e cole nas paredes do seu quarto de estudos, possivelmente o seu forte é a visão.

Descubra quanto tempo você precisa dedicar para cada matéria. Reserve mais tempo para as matérias em que você tem mais dificuldade e mantenha o ritmo de estudos em relação àquelas em que está indo bem. Depois disso, prepare um cronograma e uma agenda diária e tente cumpri-la a risca. Se você faz cursinho, o ideal é rever o conteúdo quando chegar em casa, pois a matéria ainda está fresquinha na sua cabeça.

Separe um tempinho para fazer o que você gosta, pois o lazer ajuda a manter o equilíbrio e dá fôlego para a hora de voltar aos estudos. Cinema e literatura são uma boa pedida, pois as artes estão intimamente ligadas à interpretação de fenômenos sociais, um quesito bastante cobrado no vestibular.

Não deixe de praticar esportes, pois o exercício estimula a circulação e força o corpo a colaborar com a ativação cerebral – a atividade física, portanto, é imprescindível para garantir um bom raciocínio nos estudos.

E não esqueça: o importante é ter foco. Não espere para fazer depois o que você estabeleceu para fazer hoje. Se você está achando o ritmo puxado demais, tente não agendar tantas coisas – é importante respeitar seus limites. Mas lembre-se: nunca deixe de passar as matérias que você aprendeu no dia.

Fonte:
http://www.vestibular.com.br/mostradica.php?cod=2


0 comentários:

Template by:

Free Blog Templates